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Bancos patrocinam equipes de eSports explorando um mercado em crescimento

Pain Gaming, Vivo Keyd, W7M e-Sports são nomes conhecidos do mundo dos eSports, mas que atuam com composições e modalidades bastante distintas. No entanto, um elemento em comum os une: seus patrocinadores — ou melhor, o segmento de mercado com o qual eles trabalham.

Enquanto os times profissionais brasileiros surgiram com o apoio de equipes de futebol e operadoras de telefonia, são atualmente os bancos que têm investido mais pesado nesse mercado. Em 2022, o Banco do Brasil iniciou o apoio à W7M e-Sports, que conta com equipes profissionais de Counter-Strike Feminino, FIFA e Rainbow Six Siege.

W7M e-Sports
Divulgação: W7M e-Sports

Já a BS2 foi além, demonstrando seu apoio à Pain Gaming e a Vivo Keyd e trazendo benefícios bancários para os membros de suas equipes. Enquanto não é incomum que o mercado bancário aposte no segmento de games — apoiando campeonatos como a LBFF (Free Fire) —, a proximidade entre eles, equipes profissionais e o público vem crescendo em ritmo constante.


Um mercado em crescimento

A explicação para esse investimento é simples: games não somente são muito populares no Brasil, como movimentam somas cada vez maiores. Segundo a empresa de pesquisas NewZoo, o país movimentou mais de R$ 13 bilhões somente em 2023 e deve encerrar 2024 como um dos maiores players internacionais do segmento.

A consultoria afirma que o Brasil tem mais de 100 milhões de jogadores ativos, que se dividem entre consoles tradicionais, PC e dispositivos Mobile. Com uma taxa de crescimento médio acumulado de 10% ao ano desde 2020, o país já é o principal mercado da América Latina e não dá sinais de que vai desacelerar tão cedo.

Global Games Market Revenues
Divulgação: NewZoo

Enquanto o jogador brasileiro ainda está atrás do europeu e do norte-americano em sua média de gastos (que fica em 62,3 dólares anuais), há muita margem para crescimento dentro desse espaço. A situação reflete uma tendência global de ascensão dos games dentro do mercado de consumo de mídia digital, no qual meios tradicionais como a televisão perdem espaço.

Segundo a consultoria eMarketer, mesmo com inúmeros jogadores, o Brasil não tende a desacelerar tão cedo sua expansão e deve atrair mais empresas para o mercado local. O analista Daniel Konstantinovic cita como exemplo disso a compra do estúdio Aquiris pela Epic Games, que a incorporou à sua enorme estrutura de produção de conteúdos para Fortnite.

“Desenvolvimentos como o crescimento dos jogos na nuvem e das parcerias de jogos com fabricantes de TV significam que os jogos estão se tornando disponíveis para mais consumidores do que nunca.” (Daniel Konstantinovic)

Segundo ele, plataformas de assinatura com preços acessíveis, como a Netflix e o Game Pass, também contribuem para as perspectivas positivas do mercado local.


e-Sports e games trazem muitas oportunidades de crescimento

Segundo estimativas do HSBC, os e-Sports ainda representam um pedaço pequeno do mercado global de games. Dos US$ 200 bilhões que a indústria movimenta anualmente, eles são responsáveis por US$ 1,4 bilhão, mas têm aumentado essa fatia em ritmo constante e oferecem muitas oportunidades de crescimento, especialmente entre o público jovem.

Um relatório divulgado recentemente pelo United States Consumer Financial Bureau (CFPB) mostra que, especialmente dentro do cenário competitivo, games representam para muitas pessoas seus primeiros contatos com o sistema bancário. Ao adquirir skins de personagens ou moedas em jogos, por exemplo, jovens começam a ter contatos com questões como conversões de moedas ou como lidar com investimentos.

Gaming Financial Support
Divulgação: CFPB

O CFPB mostra que essas oportunidades não estão sendo bem exploradas por instituições bancárias tradicionais e, por esse motivo, geram preocupações. Como empresas de games não são regulamentadas para lidar com as mesmas proteções que um banco tradicional oferece, isso significa que jogadores estão mais expostos a roubos de contas, sem a previsão de qualquer ressarcimento ou compensação pela violação de seus dados pessoais.

Essa situação negativa para os jogadores pode significar uma ótima oportunidade para instituições que estejam dispostas a investir no segmento. Um banco capaz de oferecer formas de pagamento dinâmicas, ao mesmo tempo em que protege os investimentos dos jogadores, tem grandes chances de se destacar e fidelizar um público para toda a vida.

Segundo o HSBC, o apoio a times de eSports é somente um ponto de crescimento possível em uma indústria repleta de oportunidades.

“Conforme as audiências crescem, isso também acontece com fluxos de receitas e oportunidades de investimento. Desde patrocínio e publicidade até mercadorias e streaming, o potencial de geração de receitas é considerável” (HSBC)


Mercado global continua em ampla expansão

A previsão é a de que o mercado global de jogos competitivos vai movimentar US$ 5,48 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual de 21,5%. Além de investir em times e premiações, instituições bancárias também podem desempenhar papel importante em negócios como inteligência artificial focada em treinamentos, negócios de nutrição e exercícios para atletas, hardwares, espaços comerciais e produções de serviços criativos.

“Isso sem esquecer dos organizadores de torneios construindo as ligas nas quais nos eSports são jogados.” (HSBC)

Ao tirar jogadores de dentro de seus quartos e colocá-los em um ambiente profissional, os esportes digitais conseguiram atrair audiências que se identificam com atletas e conseguem se ver fazendo parte do cenário competitivo algum dia.

Mesmo com segmentos tradicionais registrando reajustes de seus crescimentos em relação ao auge da pandemia da COVID-19, em 2021, o espaço para investimentos e os retornos possíveis continuam a crescer. Assim, empresas que veem nos games uma moda passageira ou não os tornam parte integral de seus planos vão perceber em pouco tempo que perderam grandes oportunidades.


Fontes

  • Forbes
https://forbes.com.br/forbes-games/2023/12/o-que-fez-o-brasil-crescer-mais-que-eua-japao-e-coreia-nos-games-em-2023: Bancos patrocinam equipes de eSports explorando um mercado em crescimento
  • CFPB
https://www.consumerfinance.gov/data-research/research-reports/issue-spotlight-video-games: Bancos patrocinam equipes de eSports explorando um mercado em crescimento
  • NewZoo
https://newzoo.com/resources/blog/games-market-estimates-and-forecasts-2023: Bancos patrocinam equipes de eSports explorando um mercado em crescimento
  • HSBC
https://www.privatebanking.hsbc.com/wih/wealth-planning/entrepreneurship/esports-powering-up-the-video-games-sector: Bancos patrocinam equipes de eSports explorando um mercado em crescimento

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